quarta-feira, 18 de março de 2009

O que é um laboratório?

Um laboratório é uma sala ou espaço físico normalmente equipada com diversos instrumentos de medição onde se realizam experiências, cálculos, análises químicas ou biológicas e medições físicas.
É comum na prática laboratorial a utilização de modelos físicos e de modelos matemáticos.

Equipamento?

Os laboratórios possuem, normalmente computadores e equipamentos específicos, dependendo de suas finalidades (laboratórios de química, de física, de biologia, de clínica médica, de hidráulica, de solos, de aeronáutica, de automóveis, etc).
Nos laboratórios de química, normalmente, há pelo menos uma
capela de laboratório onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem ser manipulados sem risco. Isto reduz, e geralmente, elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reacção dos produtos químicos.
Nos laboratórios, há habitualmente uma ou várias pias para lavar as mãos. Extintores são instalados, para ajudar a apagar o fogo no caso de incêndio. Há igualmente um dispositivo para lavar os olhos e um chuveiro no caso dos produtos químicos vazarem sobre as roupas, a pele ou os olhos excepto em laboratórios de tecnologia e de física, onde não se utiliza
vidraria, capela e produtos químicos tóxicos.
Em anexo ao laboratório, há habitualmente um ou vários locais onde os produtos químicos secos e húmidos são armazenados, onde se prepara todos os reagentes como
ácidos, bases, soluções tampão, solução e onde se distribui a vidraria, o pequeno material e os equipamentos de proteção individual do pessoal. Num laboratório de tecnologia ou de física, estas salas adicionais, em geral, são utilizadas para o armazenamento dos equipamentos e como atelier de reparo.
Frequentemente, uma sala é reservada à purificação dos reagentes ou, no caso da bioquímica, a esterilização dos equipamentos.
O equipamento e a orientação de um laboratório dependerão finalmente do seu objectivo.
Os laboratórios de universidade, e em geral os de análise química ou bioquímica contêm da vidraria em grande quantidade.
Como equipamentos comuns de laboratório, pode-se ter as
centrífugas para separar os sólidos dos líquidos, os espectrofotômetros para medir a absorvência óptica de um líquido a um comprimento de onda definido (medida da cor), trompas para fornecer a aspiração, e termóstatos para manter uma temperatura fixa e definida.
Os laboratórios de
microbiologia têm habitualmente salas separadas com pressão negativa para impedir a entrada de bactérias nocivos. O ar passa, em geral, por um certo número de filtros e é expulso da sala.
Os laboratórios previstos para tratar sérias de amostras, como os destinados à análise para o meio ambiental ou
análises clínicas são equipados de aparelhos especializados automatizados concebidos para tratar muito de amostras. A pesquisa e a experimentação não são uma prioridade nestes laboratórios; o objectivo é oferecer um resultado rápido e fiável.

Wikipédia (março de 2009), Laboratório, Acedido em: 1 de abril de 2009: http://pt.wikipedia.org/wiki/Laborat%C3%B3rio