quinta-feira, 30 de abril de 2009

MATERIAIS DE LABORATÓRIO

Abaixo estão os materiais de laboratório mais comuns e suas utilidades

Almofariz e Pistilo - Aparelho usado na trituração e pulverização de sólidos.
Anel ou Argola - Empregado como suporte do funil de filtração simples ou do funil de separação de líquidos não miscíveis entre si.
Balão de destilação ou Balão de Engler - Balão de fundo chato com saída lateral para passagem dos vapores durante uma destilação.
Balão de fundo chato - Empregado para aquecimento ou armazenamento de líquidos ou solução.
Balão de fundo redondo - Usado para aquecimento de líquidos e reações com desprendimento gasoso.
Balão volumétrico - Usado para preparação de soluções.
Bastão de vidro ou Bagueta - É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas líquidas em constante movimento. Também auxilia na filtração.
Béquer - Serve para dissolver substâncias, efetuar reações químicas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.
Bico de Bunsen - É a fonte de aquecimento mais usado no laboratório.
Bureta - Serve para dar escoamento a volumes variáveis de líquidos. Não deve ser aquecida. É constituída de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em décimos de mililitro. É provida de um dispositivo que permite o fácil controle de escoamento.
Cadinho - Usado para calcinação (aquecimento a seco muito intenso) de substâncias. Pode ser aquecido diretamente a chama do bico de Bunsen, apoiado sobre triângulo de porcelana, platina, amianto etc.
Coluna de Vigreaux - Utilizada na destilação fracionada.
Cápsula de porcelana - Peça de porcelana utilizada em sublimações ou evaporações de líquidos e soluções.
Condensador - Utilizado em destilações. Tem por finalidade condensar os vapores dos líquidos.
Dessecador - Usado para resfriamento de substâncias em atmosfera contendo baixo teor de umidade.
Erlenmeyer - Utilizado para titulações, aquecimento de líquidos, dissolução de substâncias e realização de reações químicas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.
Espátula - Material de aço ou porcelana, usado para transferência de substâncias sólidas. Deve ser lavada e enxugada após cada transferência.
Estante para tubos de ensaio - Suporte para tubos de ensaio. Funil comum: Usado para transferência de líquidos.
Funil analítico - Usado para filtração para retenção de partículas sólidas. Deve conter em seu interior um filtro que pode ser de papel, lã de vidro, algodão vegetal, dependendo do material a ser filtrado. O funil não deve ser aquecido.
Funil de Buchner - Usado na filtração a vácuo.
Funil de decantação ou de separação - Funil de decantação ou de separação: usado para separação de líquidos não miscíveis entre si.
Furador de rolhas - Usado para furar rolhas de cortiça ou de borracha. Garra de condensador: Usada para prender o condensador a haste do suporte ou outras peças como balões, erlenmeyer, etc.
Kitassato - Usado em conjunto com o funil de Buchner na filtração a vácuo.
Mariotte - Frasco utilizado para armazenamento de água destilada em laboratório.
Mufa - Suporte para a garra de condensador.
Picnômetro - Usado para determinar a densidade de líquidos. É um material de vidro e de grande precisão; por isso não pode ser secado por aquecimento.
Pêra - Usada para pipetar soluções.
Pinça de madeira - Usada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen.
Pinça metálica ou Tenaz de aço - Usada para manipular materiais aquecidos, como cadinhos, béquers, etc.
Pinça de Mohr e de Hoffman - Usadas para impedir ou reduzir a passagem de gases ou líquidos através de tubos flexíveis.
Pipeta graduada - Consiste de um tubo de vidro estreito geralmente graduado em 0,1 ml. É usada para medir pequenos volumes líquidos. Encontra pouca aplicação sempre que se deseja medir volumes líquidos com maior precisão. Não deve ser aquecida.
Pipeta volumétrica - É constituída por um tubo de vidro com um bulbo na parte central. O traço de referência é gravado na parte do tubo acima do bulbo. É usada para medir volumes de líquidos com elevada precisão. Não deve ser aquecida.
Piseta - Usada para lavagem de materiais ou recipientes através de jatos de água destilada, álcool ou outros solventes.
Proveta ou Cilindro graduado - Recipiente de vidro ou plástico utilizado para medir e transferir volumes de líquidos. Não deve ser aquecida.
Suporte universal - Utilizado em várias operações como: filtrações, suporte para condensador, sustentação de peças, etc.
Tela de amianto - Usada para distribuir uniformemente o calor recebido pela chama do bico de Bunsen.
Termômetro - Usado para medir a temperatura durante o aquecimento em operações como: destilação simples, fracionada, etc.
Triângulo de porcelana - Suporte para cadinhos em aquecimento direto no bico de Bunsen.
Tripé de ferro - Suporte para tela de amianto ou triângulo de porcelana. Usado em aquecimento.
Trompa d'água - Utilizada para provocar o vácuo.
Tubo de ensaio - Empregado para fazer reações em pequena escala, notadamente em teste de reações. Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de Bunsen.
Tubo de Thielle - Usado na determinação do ponto de fusão.
Vareta de vidro - Cilindro de vidro, oco, de baixo ponto de fusão. Serve para interligar balões, condensadores, ou fabricação de pipetas e capilares.
Vidro de relógio - Peça de vidro de forma côncava. É usado para cobrir béquers, em evaporações, pesagens de diversos fins. Não pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen.
Referencia bibliografica: